terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Alguém tem Tempo para vender? | Does anyone know where I can buy some time?

*For the English version, please scroll down*
Digamos que ao usar uma mala destas é difícil uma pessoa passar despercebida. Há sempre alguém que nos aborda, seja na rua, num supermercado, num restaurante, numa bomba de gasolina. Já me aconteceu de tudo, o melhor foi perguntarem qual o meu “contacto para encomendas”. Foi quando me deu o *click!* e pensei: talvez haja aqui uma margem para eu pôr a minha imaginação a trabalhar e fazer umas coisas giras, e ganhar um pouco com isso também :) Mas – e aqui impôs-se um “mas” bastante grande – Onde é que eu ia arranjar TEMPO para isso?


Estou a acabar a minha tese, o que tem-se provado um verdadeiro desafio. Como a maior parte dos que tentam um diploma destes, os prazos acabam, arrastam-se, e acabamos por ficar agarrados a um computador por horas a fio sem por o pé fora de casa. Não que isso seja produtivo, pelo contrário – facilmente se passam horas sem se produzir absolutamente nada, à espera de um rasgo de inspiração; e da mesma forma é também muito fácil cometer erros, por mera saturação, que nos obrigam a eliminar por vezes semanas de trabalho. Desde há um ano atrás que trabalho a partir de casa, com viagens ocasionais a Inglaterra, e só com muita auto-disciplina é que isto funciona. Não há colegas de trabalho próximos nem happy hours. Não há uma fronteira entre casa/ambiente de trabalho propriamente dito (não, um escritório caseiro não é bem a mesma coisa…). Não é fácil trabalhar enquanto o vizinho do lado assa sardinhas para o almoço. Nem quando a família/amigos acha que podemos receber visitas a qualquer dia e hora sem comunicação prévia, que estamos sempre disponíveis para ir ao café / à praia / ao shopping. E mesmo com skype e e-mails, por vezes não há nada como um encontro face-a-face com o chefe.
Mas foi a solução possível e tem as suas óbvias vantagens: não se perde tempo nem dinheiro em deslocações para o trabalho, posso gerir o meu tempo da forma que bem me apetece (desde que tenha acesso ao skype e aos e-mails!), estou perto da minha família, da minha cozinha e da minha máquina Nespresso, e não tenho de apanhar frio cortante, na maior parte das vezes acompanhado de chuva, para ir trabalhar - quem já viveu em Inglaterra sabe do que falo. E posso trabalhar na FreeMusic, coisa que aprendi a encaixar bem no meu horário.
Mas quando me surgiu este novo interesse fiquei de novo sem saber como gerir as coisas! Tenho um lema que é: tudo se faz desde que nos dê prazer. E ter diversas ocupações tem sido sempre positivo porque obriga-me a gerir melhor o meu tempo, estabelecendo tarefas com objectivos e horas de início e fim, conseguindo assim render bem mais em cada uma delas :) Dou por mim a fazer quase o mesmo volume de trabalho apesar de trabalhar numa(s) coisa(s) de manhã, noutra(s) à tarde, e ainda outra(s) à noite.

Estes são alguns hábitos que ajudam organizar-me:
-Escolher a melhor altura do dia para fazer cada coisa. Sou uma pessoa vespertina e tenho mais rendimento se fizer as coisas mais intelectualmente exigentes à tarde/noite, e tenho isso em conta quando defino os meus horários - os períodos que vou dedicar a cada uma das minhas actividades.
-Não estar sempre no Facebook, email ou chats: são fontes constantes de distração. Tenho alturas no dia específicas em que vou ver isso tudo. Apesar de ter uma aplicação do Facebook e do Gmail, tanto no PC como no telemóvel, que me dão notificações - mas que só abro caso sejam assuntos mesmo, mesmo importantes :)
-Manter o escritório (minimamente) organizado. Não sou obsessiva em relação a arrumações, mas as minhas ideias organizam-se melhor se o ambiente à minha volta estiver organizado também!
-Ter um horário. É fácil perder a noção do tempo quando se trabalha em casa. Uma maneira que achei de contornar isso foi estabelecendo horários: de acordar, de almoçar, de início e fim de tarefas, de ir passear o cão, de fazer os telefonemas diários, de verificar e-mails e facebooks, de tarefas domésticas, de tempo “livre”, etc. E porque mais facilmente concentro-me sabendo quanto tempo já passou ou ainda sobra para fazer determinada coisa.

Claro que isto não é sempre assim!! Mas eu tento que seja e, quando funciona, é excelente. Quando não funciona… há sempre o dia seguinte :)



Fact - it’s hard to stay unnoticed when using a handbag like this. There’s always someone who approaches to comment or ask questions, whether it’s on the street, in a supermarket, a restaurant, or a gas station. I found it priceless when I was asked my “contact number for ordering” for the first time! That was when my mind *clicked* and I thought - maybe there is a window of opportunity for me to put my imagination to work and do some cool stuff. But - and this was an important "but" - when would I find the TIME to do that?
I am trying to finishing my thesis, which has proven a real challenge. As it must be familiar for those who are amidst a PhD, we end up stuck to a computer for hours and hours without putting a foot out of the house. And this doesn’t necessarily mean optimization of results - I can easily spend hours looking at the screen without producing absolutely anything, just waiting for a flash of inspiration. It is also very easy to make mistakes out of tiredness and distraction, which sometimes can throw a week’s work away in the trash. I’ve been working from home for over a year now with occasional trips to England, and this only works with a lot of self-discipline. There are no co-workers or happy hours. There isn’t a boundary between home environment and work environment (a home office isn’t quite the same...). It is not easy to work while the next door neighbour grills sardines for lunch. Or when family / friends think we can have visitors at any time of the day, or that we’re always available to go to the café / beach / shopping. And even with skype and emails, sometimes there's nothing like a face-to-face meeting with the boss.
However, this was the possible solution for me and it also has obvious advantages: i don’t waste time or money to go to work, I can manage my time the way I want it (provided I have access to skype and emails all the time), I'm near my family, my kitchen and my Nespresso machine, and I don’t have to commute in the freezing cold, rain or snow - i’m so pleased to be back to sunny Portugal. And I can also work at Free Music, which I managed to fit in my schedules quite well.
But when I came up with this new idea I was again clueless about how to fit things in! I have a motto which is: we can do anything, as long as it gives us satisfaction, so I had to find way. Having various occupations has been positive so far because it’s teaching me how to better manage my time, by setting goals and tasks with a start and an end, and consequently optimising my results :) I find myself doing almost the same amount of work despite working fewer hours on each task.

These are a few things which help me organize:
-Choose the best time of the day to do each task. I am not a “morning person” so I leave the more intellectually-demanding things for the afternoon / evening periods, and I have this in mind when planning my day.
-Reduce Facebook, email or chat to a minimum: these are constant sources of distraction. I have specific times in the day when I check them all. I also have a Facebook and a Gmail application, both in the computer and phone, which notifies me - so I quickly respond when it's important business :)
-Keep my office organized. I'm not obsessive about this, but my ideas are better organized if the environment around me is organized too!
-Having a schedule. It's easy to lose track of time when working at home. One way I found around this was by setting specific times to do each thing: make the daily phone calls, walk my dog, eat lunch, start and end each task, check emails and facebook, do the household chores, etc. I more easily concentrate when I know how much time has passed or is still left to do something.

Of course this is not always the case! But I try to stick to all this and when it works, it is excellent. When it doesn’t work... Well, there's always tomorrow :)










vs.









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