domingo, 17 de fevereiro de 2013

E, para começar... | And to start off with...


*For the English version, please scroll down*
Olá a tod@s! Para estrear este blog decidi falar um pouco de mim e do que  se trata tudo isto!
O meu nome é Raquel e um dia, por brincadeira, resolvi pegar em discos de vinil antigos e esquecidos e dar-lhes uma nova vida. Tudo isto inspirada por coisas que vi numa viagem de trabalho, e com o incentivo de verdadeiros amantes do vinil… A brincadeira pegou e agora não me larga! Acho que fiquei viciada na máquina de costura emprestada e nas outras engenhocas que entretanto fui inventando e comprando para facilitar a minha “criação”!
Passo os meus dias dividida entre a ciência, a música e a criação de cada uma destas “meninas”. Trilhei o meu percurso pela investigação científica, e neste momento ando “à luta” para acabar o meu doutoramento, ao mesmo tempo que trabalho em produção de eventos e agenciamento de artistas. Nada faria prever este rasgo, dada a minha falta de tempo actual - mas como quem corre por gosto não cansa, e como tenho a sorte de me ocupar com coisas que tanto amo fazer, considero-me uma sortuda e só não tenho tempo é para estar cansada!
Sempre me interessei muito em saber como se fazem as coisas, em especial objectos que usamos no dia-a-dia, e sou uma amante do “DIY”… Conhecem alguém que dispute a montagem de móveis do IKEA com o companheiro, tenha um especial gosto por furar paredes, e se divirta a passear em lojas de bricolage? Euzinha! Estou constantemente em busca de diferentes maneiras de fazer as minhas peças para que sejam cada vez mais perfeitas, inovando nos materiais e nos métodos e, claro, inspirando-me e inventando coisas diferentes e que até então achava impossíveis de fazer. E para minha surpresa isto dá-me uma satisfação imensa! E a Internet é uma grande ajuda também :)
Todas as minhas “meninas” são feitas a partir de discos de vinil usados - agradeço aos amigos da loja Glam-o-Rama por me terem incentivado e oferecido o material com que me iniciei nestas andanças. Obrigada!! De início tentei reutilizar tecidos ou outros materiais, e fiz umas quantas “meninas” que ofereci à família e às amigas no Natal passado. Mas nem sempre consigo materiais para reciclar que tenham o tamanho, cor, textura, etc. adequados, por isso (e os recyclers que me perdoem…) rendo-me ao capitalismo e não resisto a comprar materiais novos. Isto é para mim um mundo novo… Mundo não, um universo! E há com cada coisa tão gira!!! 
A máquina de costura sempre foi uma amiga lá de casa desde pequena, mas agora mudou-se para a minha casa e teima em não querer sair. A minha avó era costureira e foi quem primeiro me iniciou na costura, ensinando-me a fazer roupinhas para as minhas bonecas. A minha mãe também tem o bichinho da costura, e foi dela que "roubei" a máquina... Acho que vou ter de comprar uma para mim em breve...!
Vou usar este blog para falar de tudo o que se relaciona com este meu projecto pessoal, ao qual decidi chamar de Polyphonic, depois de muito brainstorming com o meu “mais-que-tudo” - e que é também o meu grande impulsionador! Queria um nome que exprimisse, em primeiro lugar, a relação com a música; e que ao mesmo tempo estivesse associado ao conceito de pluralidade, diversidade ou novidade… Surgiu o nome Polyphonic, que soava bem! E depois de ver o seu significado real, achei que não poderia ser melhor…

"Polyphony (n.): Music with two or more independent melodic parts sounded together."

E assim se deu um nome a esta ideia: quero que cada uma das minhas criações seja essencialmente uma conjugação de música, originalidade, utilidade - com muito carinho e dedicação pelo meio!
Espero que gostem! ♥




Hello people! To make my blog’s debut, I’ve decided to talk a little bit about myself and what this is all about.
My name is Raquel and one day I decided to take old and dusty vinyl records and give them a new existence. I was inspired by similar stuff I saw in a work trip abroad, and I was encouraged by some vinyl aficionados with too many old records in the basement...  and this is the result! I think now I am addicted to my borrowed sewing machine and the other gadgets I got meanwhile to make my creation process easier.
I spend my days between science, music and the creation of each of these little cuties. I have worked as a researcher for most of my life and right now I am finishing a PhD thesis while working in event production and artist management. No one could predict that something like this would come up due to my lack of free time. But, as said in the good old Portuguese saying, “those who love to run can never get tired” (or something like that). I am so lucky to do things that I really love to do, so the only thing I don’t have time for is to actually feel tired!
I’ve always been really keen on knowing how things work, specially objects that we use on a daily basis, and I am a DYI enthusiast - Do you know someone who disputes the assemblage of IKEA furniture with her loved one, who feels a special thrill about drilling walls, or has a lot of fun just wandering around B&Q stores and alike? Me! I am constantly looking for different ways to make my items more perfect each time, innovating in the materials I use and, of course, inspiring myself and creating things I once thought I could put together. And to my surprise this gives me an immense satisfaction! And the Internet is a good help, too :)
All my pieces are made from used vinyl records - I thank my friends from Glam-o-Rama Rock Shop for providing me with the materials I needed to kick off this new adventure. Thank you! In the beginning I tried to use repurposed fabrics and I made a few gifts for family and friends over Christmas, but sometimes it is difficult to find materials with the right colours, textures, sizes, etc... So I surrendered myself to buying brand new supplies! This is a whole new world to me... Or shall I say a new Universe! And there are so many beautiful and tempting things out there!
The sewing machine has always been familiar to me since my childhood, as my grandmother was a seamstress and dressmaker, who first taught me how to make little clothes for my dolls :) And now I am redeeming this knowledge and putting it in practice, toghether with a little bit of DIY! My mom also sews a lot but only for herself, and she temporarily lent me her machine. I guess I'll soon need to buy one for myself... 
I’ll use this blog to talk about everything related to this personal project, which I decided to name Polyphonic after a lot of brainstorming with my loved one - who is also my #1 supporter in this. I wanted a name which firstly expressed the relationship with music; but also associated to the concepts of diversity and originality. The name came along and it sounded good to me! After searching for its real meaning, I thought it couldn’t be more appropriate:

"Polyphony (n.): Music with two or more independent melodic parts sounded together."

And this was how this project was named: I want each of my creations to be a combination of music, originality and utility - bonded by lots of love and dedication!
Hope you like it!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...